Featured

Ganhadores do desafio do SESCOOP/AL marcaram presença no WCM 2025

  • Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 2

A delegação de Alagoas, formada por dirigentes, jovens e mulheres, esteve presente no   maior evento de liderança e estratégia do Brasil para impulsionar e fortalecer o cooperativismo para todos

 

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Alagoas (SESCOOP/AL) levou uma delegação formada por 12 pessoas, entre dirigentes, jovens e mulheres de cooperativas para o World Coop Management (WCM) – o maior evento de gestão e liderança do cooperativismo brasileiro, em Belo Horizonte-MG. A participação no encontro foi uma experiência transformadora, que fortaleceu a visão de futuro do cooperativismo alagoano. A delegação foi composta pelos vencedores do Desafio ConexãoCoop: Conectando Lideranças, iniciativa lançada pelo SESCOOP/AL para ampliar a participação de jovens e mulheres nos espaços de decisão das cooperativas, promovendo a renovação de lideranças e a equidade de gênero.

Agora, os participantes assumem uma missão especial: dar continuidade aos projetos escolhidos, com foco na implantação de comitês de jovens e mulheres nas cooperativas. O SESCOOP/AL acompanhará todo o processo, oferecendo incentivo e apoio para garantir que essas iniciativas se consolidem e fortaleçam o movimento cooperativista no estado.

“A participação no WCM nos incentiva a construir o comitê de mulheres na nossa cooperativa. O cooperativismo por si só já é inclusivo e nasceu com essa proposta. Levar essa iniciativa é muito gratificante. É um pontapé para começar com muito aprendizado sobre gestão e liderança”, disse a representante da categoria mulher e comunicadora do SICOOB LESTE, Milena Monteiro.

“Nesses dois dias de WCM aprendi bastante sobre cooperativismo e liderança. Eu trago uma bagagem muito boa para a cooperativa onde estou, principalmente para os jovens, focando no protagonismo e também em planejamento de carreira”, destacou a representante da categoria jovem e comunicadora da NÚCLEO SAÚDE ALAGOAS, Joanna Silva.

“O WCM trouxe uma perspectiva de usar os insights e as reflexões sobre o uso da tecnologia com uma proposta dos processos mais alinhados, fazendo com que as cooperativas trabalhem com o compromisso de agregar. O evento mostrou que a evolução e o futuro estão muito atrelados a nossa base. Voltamos para casa com a ideia de que temos que nos fortalecer e trazer o nosso cooperado para impulsionar mais ações para fazer com que a nossa coop cresça,” afirmou a representante da categoria dirigente, presidente da FISIOCOOP, Anny Guimarães.

Para o superintendente do SESCOOP/AL, Adalberon Sá Júnior, a oportunidade vai muito além da participação em um grande evento. “O WCM abriu horizontes e trouxe referências globais de gestão e liderança para nossos jovens, mulheres e dirigentes, mas o mais importante é o compromisso que eles trazem de volta: transformar esse aprendizado em ações concretas dentro das cooperativas. O desafio mostrou que podemos ter lideranças preparadas e assim, construir um cooperativismo mais diverso, forte e inovador em Alagoas”, concluiu.

WCM

O World Coop Management – WCM – ocorreu nos dias 22 e 23 de setembro, no Minascentro, em Belo Horizonte-MG. O evento é considerado o maior encontro de gestão e liderança cooperativista do Brasil. O WCM reuniu mais de duas mil pessoas de cerca de 650 cooperativas. O evento promoveu debates estratégicos sobre o futuro do setor. 104 palestras, nacionais e internacionais, foram realizadas com temas como inteligência artificial aplicada à gestão, governança, diversidade e sucessão.

Notícias relacionadas