Featured

Cooperativas de Enfermagem se destacam pela democratização de serviços

  • Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 1

Qualidade de vida aos cooperados, atendimento humanizado e excelente custo-benefício, essas são as principais vantagens das cooperativas de enfermagem

 

Nesta semana da enfermagem, um modelo de negócios coletivo chama a atenção sobre a atividade profissional. O cooperativismo se tornou uma alternativa para que a atividade seja uma das mais atuantes no segmento alagoano. Em Alagoas, há pelo menos nove cooperativas que trabalham com enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, sendo uma delas exclusiva para a atividade. As cooperativas de enfermagem funcionam como uma alternativa de gestão e trabalho mais democrático. Elas permitem que enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem se unam para suprir demandas de mercado, melhorar as condições de trabalho, garantir a continuidade da assistência, além de democratizar o acesso a serviços.

O funcionamento de uma cooperativa de enfermagem é caracterizado por ter como cooperados profissionais da área que se distribuem para atender clientes, que podem ser pessoas jurídicas, como hospitais, ou pessoas físicas. Entre os serviços, estão formação de profissionais, auditorias e assistências hospitalar e domiciliar. A Cooperativa de Enfermagem de Alagoas (Coopeal)é pioneira no Estado e é a que unicamente trabalha com profissionais da enfermagem. Ela foi constituída em 1997 por 30 profissionais que buscavam melhorias para categoria.

“A criação da Coopeal surgiu como uma oportunidade de geração de emprego e renda para os profissionais. Com a cooperativa em atividade, conseguimos melhorar a qualidade de vida dos nossos cooperados, oferecendo uma assistência qualificada e humanizada a um custo acessível”, disse a presidente, Edilma Fernandes.

Ao longo dos anos, a Coopeal tem investido para oferecer um serviço de excelência aos clientes. São capacitações para gestores e cooperados, informatização da área contábil, aquisição de equipamentos modernos, além da compra da sede própria, onde há espaços para treinamentos e outras atividades que geram trabalho e renda também. Além disso, a Coopeal, que hoje tem 130 cooperados,oferece benefícios aos cooperados com direitos e garantias. A cooperativa assume encargos tributários e tem dois fundos: o de apoio aos cooperados e o anual de descanso.

“Levamos a enfermagem e o cooperativismo muito a sério. Temos consciência de que já fizemos muita coisa, mas há muito a ser feito ainda porque precisamos de mais reconhecimento. A parceria com o Sescoop Alagoas é extremamente importante para que possamos alcançar mais valorização”, explica Edilma.

Uma outra cooperativa de destaque no estado é a Coopsano (Cooperativa de Trabalho de Profissionais da Área de Atenção à Saúde de Alagoas), que foi constituída em 2007. Enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem compõem a maioria do quadro de cooperados, que também tem outras áreas profissionais. A cooperativa com 400 cooperados também oferece serviços de assistência hospitalar e domiciliar. A Coopsano tem feito investimentos como a aquisição da sede com espaços adequados para o setor administrativo e treinamentos.

“Buscamos uma melhor qualidade de vida para nossos cooperados e isso reflete na melhoria do nosso atendimento. Temos muitos projetos que vão trazer melhorias para nossa cooperativa”, contou a presidente Sônia Leão.  

Home Care

Home Care é uma modalidade de atendimento em saúde que prevê a continuidade do tratamento no domicílio do paciente, através de uma equipe multidisciplinar com estrutura especializada e protocolos de segurança. Também chamado de Atenção Domiciliar, o serviço de Home Care tem caráter substitutivo ou complementar às intervenções hospitalares e/ou ambulatoriais que garantem a promoção da saúde ou a continuidade dos cuidados necessários para o quadro clínico do paciente, sendo, comprovadamente, eficientes para atendimentos de curta ou longa duração.

O Home Care é o carro-chefe da Coopeal, que tem investido nesse serviço. A demanda é grande e a cooperativa tem se dedicado a oferecer ao cliente um atendimento qualificado e  humanizado. A Coospano também se destaca nesse tipo de serviço com contratos em empresas, incluindo um grande hospital. São atendimentos entre 12 e 24 horas e as escalas são organizadas com profissionais capacitados.

Mês da enfermagem

12 de maio foi comemorado o Dia Nacional da Enfermagem. Durante o mês, cooperativas realizam atividades em alusão à data para celebrar junto aos seus cooperados. A Unicuidar, que é uma cooperativa que tem no seu quadro auxiliares e técnicos de enfermagem, realizou um treinamento nos dias 13 e 14, na sede do Sescoop/AL. O tema foi “Emergências em Home Care” e o objetivo foi capacitar cooperados para agir com precisão, agilidade e empatia em situações de urgência.

A Coopsano oferta, no dia 20, Dia do Técnico de Enfermagem, um treinamento sobre feridas, com o enfermeiro Jefferson Guimarães. Já a Coopeal vai realizar, também na próxima terça-feira, um encontro com cooperados, onde haverá um curso sobre cooperativismo e ocorrerão homenagens aos fundadores e antigos cooperados, que ainda estão na ativa.  

“As cooperativas de enfermagem são grandes exemplos de cooperativismo. Para elas, o Sescoop desempenha um papel crucial no desenvolvimento do cooperativismo alagoano, atuando na formação dos cooperados, colaboradores e dirigentes das cooperativas, na promoção social e no aperfeiçoamento da gestão próprias cooperativas. Nossa missão é promover a cultura cooperativista e o desenvolvimento profissional, contribuindo para a competitividade e o impacto positivo do cooperativismo na sociedade”, concluiu o superintendente do Sescoop Alagoas, Adalberon Sá Júnior.

 

  Clique na foto abaixo e veja a galeria de imagens

Cooperativas de Enfermagem se destacam pela democratização de serviços

Notícias relacionadas