Featured

Cooperativas alagoanas se destacam em evento gastronômico

  • Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 2

As cooperativas participaram do Alagostoso, que valorizou produtos da agricultura familiar e do extrativismo sustentável de Alagoas

 

Geleias, biscoitos, artesanato, doces. Cooperativas alagoanas se destacaram no evento gastronômico Alagostoso com seus produtos que apresentaram muita qualidade e fizeram sucesso no evento. A Cooperativa Ecoagroextrativista Aroeira de Piaçabuçu (Cooperap) levou pimenta rosa, as geleias de tamarindo e mangaba e também o doce de caju em calda. “A participação nesses eventos nos oferece a oportunidade de novos mercados. Temos condição de produzir e divulgando nossos produtos teremos mais chances de fechar bons negócios”, disse a diretora administrativa-financeira da Coopearp, Iasmim Oliveira.

Já a Sabor Artesanal, associação de mulheres incubada pela Cooperativa dos Agricultores e dos Empreendimentos Solidários (Copaíba), que também fica na cidade de Piaçabuçu, levou seus deliciosos biscoitos e o tradicional doce quebra-queixo. Tudo produzido de forma artesanal. “Esses eventos nos oferecem muita visibilidade. Nos sentimos reconhecidas, o que nos deixa muito felizes”, vibrou a secretária da Sabor Artesanal, Jheniffer Marques.

 No espaço também estavam a Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa de Alagoas (Coopcam), localizada em Palmeira dos Índios. Ela levou produtos feitos à base de  jaboticaba como vinho, molhos e doces. A Coopcatus, que fica no município de Senador Rui Palmeira, mostrou seus produtos feitos dos frutos da caatinga como o umbu. São geleias, doces, frutas em calda. Uma grande variedade. A Associação dos Agricultores Familiares de Santana do Ipanema, que tem muito interesse em se tornar uma cooperativa, também participou com geleias, molho de tomate-cereja, além de biscoitos e bolos.

A chef de cozinha e guia de gastronomia, Simone Muniz, pesquisa a culinária alagoana desde 2006 e é fã de produtos de cooperativas locais. Ela saiu do evento com um carrinho cheio de compras. “Eu já conheço quase todos os produtos e são muito bons. Temos um imenso tesouro gastronômico aqui no estado, que precisa ser muito valorizado”, contou. 

“Nesse evento vimos como o cooperativismo está presente nas nossas vidas com produtos diferenciados, serviços e soluções sustentáveis, mostrando que o cooperativismo transforma, seja para gerar renda, trabalho e oportunidades de inclusão, seja para gerar produtos e serviços de excelência. O trabalho do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, Sescoop, é fortalecer essas cooperativas para que elas possam oferecer cada vez mais produtos de qualidade para a sociedade”, destacou o superintendente do Sescoop/AL, Adalberon Sá Júnior.

Alagostoso

O evento gastronômico Alagostoso ocorreu na última terça-feira (29), no Senac Maceió. Ele foi idealizado pela bióloga e pesquisadora da Universidade Federal de Alagoas, Flávia Moura, que em viagens pelo interior do estado encontrou uma grande variedade de produtos feitos por alimentos típicos da região. “Percebi que havia uma riqueza imensa sendo produzida por comunidades extrativistas, mas que ficava restrita às feiras locais. O Alagostoso nasceu do desejo de criar pontes entre o campo e a cidade, entre quem produz e quem consome”, explica.

Com apoio do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e da Ufal, foi feito um mapeamento das cadeias produtivas, capacidade de produção e adequações legais das cooperativas, preparando o terreno para este grande encontro. No evento, que foi gratuito, cooperativas e associações expuseram seus produtos. Houve, degustação, rodada de negócios e comercialização de itens da agricultura familiar e do extrativismo sustentável de Alagoas.

 

 Clique na foto abaixo e veja a galeria de imagens

Festival Gastronomico

Notícias relacionadas